Como o Advogado deve proceder em uma audiência? Essa é mais uma dúvida recorrente entre os jovens Advogados que estão iniciando suas carreiras na Advocacia. Afinal, é mais um importante ponto do dia a dia da área do Direito e que a faculdade não ensina.
A audiência é, sem dúvidas, o momento mais importante de um processo e do trabalho do Advogado, e por isso, deve se preparar muito bem para esse momento. Abaixo, listo alguns itens de como o Advogado deve proceder em uma Audiência.
E se você quer saber os 41 Segredos do Advogado de Sucesso, Baixe Aqui o E-Book 100% Grátis!
Como o Advogado deve proceder em uma audiência:
- Estudar muito
O Advogado tem que conhecer muito bem o processo em que está atuando, além do rito da audiência. Tem que saber as provas que já foram apresentadas, as que serão colhidas, analisar muito bem a petição inicial. Também é necessário fazer uma consulta nos Tribunais e da doutrina a respeito do tema para se preparar para a técnica que irá utilizar.
Essa tarefa de casa “estudar” trará segurança e estabilidade emocional ao advogado para que a audiência tenha tudo para ser exitosa.
É necessário fazer esse “dever de casa” para que o Advogado saiba o que falar e no momento certo. Quanto mais informação tiver sobre o caso, mais seguro estará para defender o seu lado e expor seus argumentos.
- Atenção às testemunhas
O Advogado deve ter cautela para orientar e precisa saber exatamente o que as testemunhas sabem sobre os fatos para não correr risco de ser surpreendido. É necessário ter conhecimento quem são as testemunhas da parte contrária e conversar com o cliente a respeito, tentar entender a importância de cada uma no contexto processual, até para preparar as perguntas que seja pertinentes e decisivas na hora do julgamento do mérito.
Mais uma vez, a preparação é fundamental nesse ponto. É preciso saber quais perguntas serão feitas para as testemunhas contrárias, sempre buscando objetividade e não fugir do tema do processo. Tem que ser cirúrgico, preciso, assertivo neste momento, pois uma pergunta bem feita ganha o processo, da mesma forma que uma pergunta não feita impactará negativamente ao final.
-
- Não existe hierarquia entre juiz, promotor e Advogado
Muitos Advogados têm medo de encarar uma audiência, de ter contato direto com o juiz ou promotor. Não existe hierarquia entre os 3 lados. Não tem motivo para ficar acanhado diante de um juiz. O Advogado tem que expor suas ideias da melhor forma possível para ter êxito no processo e cada um cumpre uma função ali na audiência.
No meu treinamento online, o Advogado 10x, o desembargador do Tribunal de Justiça de Minais Gerais, Amauri Pinto Ferreira detalha, em um Bônus Exclusivo para Alunos, como o Advogado deve proceder em uma Audiência em uma aula em vídeo e materiais complementares para estudo. Clique Aqui para conhecer mais sobre o programa.
- Não ter vergonha e se manifestar
Na Audiência, é fundamental que em algum momento o Advogado peça para se manifestar exponha seus argumentos. É preciso estar preparado, saber termos técnicos, etc.
Toda a inibição é necessária ser deixada de lado. Tem dificuldade em se manifestar? Desenvolva esse ponto. Procure ajuda em um curso de oratória, faça exercícios e pratique. Estude muito, pelo menos uma hora todos os dias! Sem prática não há resultados.
- Conclusão
A audiência tem que ser tratada como um dos momentos mais importantes do trabalho do Advogado. É necessário estudar muito bem o caso para saber exatamente o que argumentar, estudar o rito processual, conversar com as testemunhas, e assim, ter mais segurança e confiança durante a audiência.
Além disso, é preciso saber que não há hierarquia entre juiz, promotor e Advogado e por isso não há motivos para se envergonhar. Se tiver dificuldade, é necessário desenvolver essa questão, encarar a dificuldade (mindset de crescimento) e crescer na dificuldade.
100% Grátis: Baixe E-Book com 41 Segredos do Advogado de Sucesso