Como o Advogado ganha dinheiro? Essa é uma das principais dúvidas dos Advogados iniciantes e que ainda estão à procura de um rumo em suas carreiras no Direito.

Mas, antes de tudo, é preciso deixar claro que é um processo e que nada vai acontecer do dia para a noite.

O que tenho para dizer é que todas as áreas do Direito ou especialidades em que for atuar pode te trazer o retorno financeiro esperado.

É certo que algumas áreas são mais concorridas, como os concursos, e há outras com muita demanda e oferta, como a Advocacia Trabalhista, mas sempre haverá espaço para quem faz um bom trabalho, de forma dedicada e com competência.

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Cito algumas maneiras de como o Advogado ganha dinheiro:

– Consultas

Sim! Todo Advogado deve sim cobrar consultas dentro da tabela da OAB, mas independente se é só para tirar uma dúvida, se é para fazer uma simples avaliação em um processo…

Entrou no seu escritório, o Advogado deu uma orientação mais completa, é necessário cobrar consulta. A faculdade não foi de graça não é? Lembra do preço de cada livro? Então…

Lembro-me de uma história que fundamenta bem isso.

Certa, vez o sistema de computadores caríssimo de uma multinacional ficou fora do ar, os técnicos passaram horas tentando consertá-lo, mas, de nada adiantou, o prejuízo já era milionário, até que então, um dos técnicos falou:

– Chama o japonês, só ele vai dar jeito.

A diretoria da empresa mais do que depressa chamou o japonês, ele chegou e examinou o equipamento por alguns minutos, pegou uma chave de fenda e apertou um parafuso.

Olhou para os diretores e disse:

– Pronto! Está funcionando perfeitamente.

Os diretores logo perguntaram:

– Quanto ficou seu serviço?

E o japonês respondeu:

– Ficou R$ 1.000,00 (mil reais).

– Você está ficando louco? Só apertou um parafuso, eu quero um relatório por escrito do que foi feito.

Apertar um parafuso: R$ 1,00.

Saber qual parafuso apertar: R$ 999,00.

Reflexão: Só você pode valorizar o seu conhecimento como advogado ou pode passar a vida trabalhando de graça.

Eu gosto muito dessa história. Ela realmente sintetiza o que eu penso sobre a minha carreira de advogado.

Quantos anos de estudo foram investidos para você entrar na Universidade, e principalmente, para se tornar um advogado?

Quantas vezes você já apertou o parafuso certo? Centenas, milhares, né?

O bom profissional aperta o parafuso certo todos os dias, por isso, ele merece ser valorizado. Mas, portanto, toda consulta deve ser cobrada!

Toda profissão tem que ser valorizada, o povo brasileiro precisa perder o costume de sempre querer tirar proveito no trabalho dos outros.

Muitos advogados iniciantes, na ansiedade e desespero para reter um cliente, sequer cobram consulta e isso se torna um verdadeiro canibalismo na área, o que é prejudicial para todos.

– Honorários

O Advogado precisa deixar claro no contrato de prestação de serviços como vai ser a cobrança dos honorários, que a exemplo das consultas, precisam ser cobradas dentro da tabela da OAB.

Antes da assinatura do contrato, o advogado precisa detalhar e explicar ao cliente todas as cláusulas para que o cliente tenha ciência do que está contratando.

Agindo assim, deixará o cliente seguro gerando desde o início uma boa relação.

Há Advogados que ainda estão no tempo das promissórias e eles precisam se atualizar e dar opções aos seus clientes.

É necessário oferecer opção de pagamento por boleto parcelado, em cartão de crédito, tudo o que for possível para facilitar a vida dele. Isso, inclusive, a OAB permite e o Advogado precisa fazer.

– Clientes Mensalistas

Há clientes que precisam de um departamento jurídico mais próximo e acabam contratando um escritório para tomar conta dessa parte.

Essas empresas são boas opções para os Advogados garantirem uma maior previsibilidade em suas receitas, mas ao mesmo tempo, é preciso ter um reconhecimento maior no mercado, pois geralmente se tratam de contratos maiores.

Estes mensalistas costumam cobrir todas as despesas e custos do dia a dia do escritório.

Essa carteira é construída ao longo do tempo e deve ser tratada com muito carinho e atenção.

– Bom Marketing = Mais Clientes

O Advogado iniciante deve trabalhar muito bem o marketing de conteúdo.

Deve estar presente nas principais redes sociais (Facebook, blog, Instagram, WhatsApp e YouTube) informando os seus seguidores para que eles possam identificar oportunidades jurídicas em que Advogado poderia solucionar.

Além disso, aumentam as chances de visibilidade no mercado.

Ao contrário de que muitos pensam, esse tipo de marketing é, sim, permitido pela OAB. O que é proibido é fazer propagandas diretas, com o endereço do escritório, por exemplo.

No fim das contas, entre dois Advogados, da mesma capacidade técnica e reconhecimento no mercado, quais tem a maior chance de sucesso?

Aquele que sequer tem um site institucional (somente com o endereço do escritório) ou aquele que está sempre nas redes sociais interagindo com os seus seguidores com o intuito de ajudá-los?

Ter uma boa rede de relacionamentos, o famoso network, também podem ajudar o Advogado a atrair novos clientes para seu escritório de Advocacia.

Esse assunto, inclusive, eu falo com muito mais detalhes lá no meu treinamento online, o Advogado 10x Essencial. Clique aqui neste link para saber mais sobre o programa.

– Trate o cliente como ele se fosse único

O Advogado precisa tratar muito bem o seu cliente. É ideal que apresente a ele um manual (assista ao vídeo que gravei sobre o assunto), onde está explicado como o escritório funciona, o andamento do processo, etc.

Prestando o melhor atendimento possível, maior a chance de ele ficar satisfeito com o trabalho do Advogado, independente do resultado final de um processo.

Mostrou que procurou ir atrás, foi atrás de soluções e não desistiu. Dessa forma, poderá fidelizá-lo ou conseguir novas indicações.

Conclusão

O dinheiro será consequência em qualquer profissão que seja e com o Advogado isso não é diferente.

Um bom retorno financeiro é a soma entre uma rede de relacionamentos sólidos, boa técnica e um bom marketing de conteúdo. Dessa forma, é ir trabalhando, evoluindo e subindo os níveis na carreira.

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