Como o Advogado pode atrair clientes? Recentemente fiz uma pesquisa com mais de 800 Jovens Advogados de todos os cantos do Brasil e percebi que essa é a grande dificuldade deles no início de carreira. E essa dúvida, é sim, justificável.

A faculdade de Direito ensina o futuro profissional a ser técnico e somente isso. Prepara para o exame da OAB e pronto. Dá pouco (ou quase nenhuma) noção sobre a prática do dia a dia da Advocacia e muito menos de como estar à frente de um escritório. Por isso, essa questão gera dúvida entre muitos Advogados.

O que a nova geração de Advogados precisa entender é que aquela Advocacia romântica de décadas passadas, na qual o Advogado ficava atrás do balcão esperando o cliente aparecer, em que achava errado um escritório dar lucro, isso realmente ficou para história.  Hoje o Advogado deve ser um empresário do direito e gerir teu escritório como uma empresa de fato!

Tem que ter procedimentos e uma gestão muito bem feita, além de um ponto fundamental: marketing para atração de clientes.

Se você, Advogado, também tem essa dificuldade, fique neste artigo que vou apresentar 3 Ideias que você atrair mais clientes para o seu escritório de Advocacia.

Acredito que essas são as 3 principais maneiras de atrair clientes para o escritório de Advocacia:

Explico melhor cada uma delas abaixo:

– Bom Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais

A OAB proíbe o Advogado de fazer publicidade, mas não te proíbe de dar conteúdo aos seus seguidores nas redes sociais. E é isso que se deve fazer. No seu Facebook, blog, Instagram, YouTube ou no WhatsApp, você irá informar sobre mudanças de leis, oportunidades jurídicas, notícias e artigos sobre a área de atuação.

Ter um bom posicionamento como especialista em determinada área é importante para construir esta autoridade e transformar teu escritório num verdadeiro imã de atrair clientes.

Assim, quando alguma pessoa precisar de um Advogado de uma determinada área a chance de ser lembrado é muito maior do que qualquer outro Advogado que não esteja na internet. Além disso, essa presença digital também gera muita autoridade, pois demonstra ser uma pessoa preocupada com a sociedade e sempre disposta a ajudar, informar com conteúdo de valor.

Eu detalho como o Advogado pode usar as redes sociais, que tipo de conteúdo postar e como fazer isso no meu treinamento Advogado 10x. Clique aqui para saber mais sobre o programa.

– Ter boa rede de contatos

O tradicional “boca a boca” continua sendo uma boa forma que o Advogado pode atrair clientes. Quem sabe que você é Advogado? Seus amigos? Seus parentes? Vizinhos? Apresente-se a eles como Advogado, fale de sua área de atuação e mantenha-se à disposição de caso precisarem de ajuda.

O Advogado também pode fazer isso se apresentando à entidades de classe, sindicatos, pessoas influentes da sociedades e do meio do Direito para estabelecer novos contatos e relacionamentos. Já dizia o sábio que “quem não é visto, não é lembrado”.

Um bom network, um bom marketing que atrai e te gere autoridade somados a uma boa técnica, impulsionará o seu escritório alguns anos! Já parou para pensar nisso?

– Reconhecimento no mercado (Autoridade como Advogado)

Ser uma Autoridade na área de atuação é uma das formas mais eficientes de ser lembrado por potenciais clientes. Mas isso só vai acontecer se o Advogado se especializar em apenas uma área do Direito e evitar pegar todos os processos que ver pela frente, sendo um generalista.

E como o Advogado pode se tornar uma Autoridade em sua área de autuação?

Falamos das redes sociais, que é uma boa ferramenta para construir essa reputação, mas também há outros caminhos e cito alguns:

– Participar de entrevistas para veículos de imprensa (tire foto, poste no Facebook, mande aos amigos pela lista de transmissão de WhatsApp);

– Participar de comissões da OAB e estar sempre presente no dia a dia de determinada entidade de classe e da sociedade (Associação de Amigos de Bairro, etc);

– Estar ao lado de outros Advogados conhecidos, que poderão abrir novas portas e proporcionar novos conhecimentos, além de parcerias de trabalho e estudo;

Autoridade é algo realmente valioso para um Advogado. Autoridade atrai e vende. No marketing, isso é vender sem vender. Está aí a importância de ter uma boa imagem diante de seus potenciais clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *