Uma vez contei por aqui sobre alguns rumos para o futuro da Advocacia. Conversando com um colega, ele apontou uma direção bem interessante: a conciliação.
É uma forma em que, de alguma maneira, as partes podem sair satisfeitas, maior possibilidade de o que for acordado seja cumprido, entre outros.
Uma decisão fria de uma sentença nem sempre pode ser tão vantajoso. Sem contar no tempo que isso iria levar, os custos são bem maiores…
E realmente esse parece ser o caminho. Somente em processos trabalhistas, foram fechados, em junho, 14 mil acordos, que podem ser feitos por meio da mediação ou negociação.
O número de processos, no entanto, ainda é muito grande. Antes da Reforma Trabalhista, eram 200 mil casos mensais em primeira instância. Agora, são em torno de 84,2 mil ações, segundo o TST (Tribunal Superior do Trabalho).
E aqui vai um conselho: você precisa estar antenado a essas tendências para aproveitá-las da melhor forma. Qualquer mudança de comportamento no meio jurídico pode significar uma oportunidade para você.