Devo empreender na advocacia ou arrumar emprego em um escritório?
Pergunta bem recorrente. Certamente todos que optam pela Advocacia se deparam com essa questão no início da carreira.
Vejamos alguns pontos à se considerar!
Sobre arrumar emprego:
Se você não tem um dinheiro de início assim que passa na prova da OAB ou tem insegurança em trabalhar sozinho é interessante você estar procurando um escritório maior, para você:
- Que quer adquirir experiência;
- Divulgar seu nome;
- Fazer sua carreira ali naquele escritório.
Arrumar um emprego pode ser até interessante para conviver com outros advogados.
Aprender na prática do dia a dia com profissionais mais experientes.
Contudo, você precisa se adequar a praxe e a rotina daquele escritório ao qual se associou, precisa se adaptar aos clientes daquele escritório, ao ramo daquele escritório, você não estará totalmente no controle de sua carreira.
Pode até não parecer, entretanto ganhar mais e ser promovido não está sob seu controle você sempre dependerá de outras pessoas.
Sobre empreender:
Claro, empreender também é incerto, você precisa de um valor inicial necessário para abrir o escritório e se manter, pois você ainda não é conhecido, ainda não fez o seu nome e pode não ter estabilidade financeira logo de início, uma certeza de quanto irá entrar a cada mês.
Concordo que para empreender é preciso ter coragem, pois tudo é muito incerto, você não sabe como vai ser o amanhã, então precisa pensar em quanto tempo estará disposto a trabalhar sem ver os resultados aparecendo da forma que gostaria.
Por outro ângulo, você será seu próprio chefe, terá flexibilidade nos horários e modo de trabalhar, além de ter os seus honorários integrais.
Será necessário que você trabalhe a responsabilidade, terá que arcar com contas como, água, luz, internet, secretaria, estagiária e etc…
Mas ao contrário de ser empregado, você tem algo que pode fazer toda a diferença que é o poder de empreender, ou seja, o sucesso na Advocacia só vai depender de você.
Conclusão:
Encontre a melhor forma para atrair clientes e fique muito bom nela, seja no Google, nas redes sociais, na base do relacionamento,
você precisará ser o mais profissional possível na gestão e nos processos do seu escritório, é importante que tenha uma mentalidade preparada para os desafios.
Obviamente existem outros fatores que até podem influenciar, como o mercado de trabalho e a concorrência, é preciso se destacar em meio aos outros. Independente da escolha que você fizer só dependerá de você.
É preciso ter determinação e atitude, porque realmente o mercado de trabalho não é fácil e não esqueça de nunca parar de estudar, porque todos os dias o mundo gira e muda e sua evolução deve ser constante para acompanhar esses processos de mudança.
APRENDA MARKETING JURÍDICO DE VERDADE E TENHA NOVOS CLIENTES TODOS OS DIAS [CLIQUE AQUI]