É habitual eu receber mensagens de alunos com medo de dar a notícia ao cliente que não obtiveram êxito no processo.
Às vezes parece o fim do mundo para eles.
Quase todos os dias eu recebo mensagens de Advogados que fizeram tal promessa no início, no ato da contratação.
E depois se complicam. E feio…
Lembro que a obrigação do Advogado é uma obrigação de meio e não de resultado.
Ou seja, o Advogado deve ter meios para bem desenvolver o processo, capacidade técnica para a defesa.
Não pode, em momento algum, prometer que a “causa é ganha”, prometendo resultado.
Isso é mais comum do que se imagina.
Erra o Advogado, na sua inexperiência, querendo segurar o cliente prometendo que o processo está ganho e ao final fica em situação difícil para entregar outro resultado.
Vendeu aquilo que não pode entregar e se complica por muitas vezes com o cliente que sai falando mal, além da comissão de ética da OAB.
Olha só quanto problema pode arrumar…
A verdade, transparência e objetividade são regras básicas no relacionamento Advogado com o seu cliente.
Agindo assim desde o início da carreira, falando sempre a verdade desde o início, tende a ter carreira sólida.
É muito melhor não ter o cliente e ficar livre de problemas, do que prometer algo que não se pode entregar.
Reflita sobre isso.
Forte abraço e estamos juntos!